>> TEMPO DE LEITURA: 5 MINUTOS <<

Seja bem-vindo à TOTAL Flamenco. É aqui que eu compartilho tudo o que aprendi e aprendo dessa Arte – Patrimônio Imaterial da Humanidade todos os dias da minha vida.

TOTAL Flamenco é um Portal de Flamenco Online que nasceu do meu desejo de impactar e apoiar mais e mais estudiosos, amantes, aficionados, artistas e profissionais dentro e fora do Flamenco, e que tenham interesse em conhecer e aprofundar seus conhecimentos dentro desse Universo. Faço um convite a iniciarem uma jornada de descobrimento, sentindo sua arte com mais propriedade, a compreenderem o real significado do que está oculto dentro dessa linguagem que tanto amam, e que abraçaram através da sua busca, dedicação e estudo utilizando para isso suas próprias bagagens, experiências, emoções e misturando tudo isso ao conhecimento absoluto do Flamenco como arte e cultura de um povo.

Eu me atrevo a falar de Flamenco, Arte, Música, Sentimento, Medo, Criação, Espetáculo, Improvisação, Cultura e Vida com uma linguagem simples, decodificada, acessível, sem mimimi, blábláblá, mistério ou duende. Aplicando os conceitos estabelecidos na prática, para gerar a vivência ali no momento por parte do aluno, gerando transformações imediatas de percepção, entendimento e aplicabilidade de todo o material apresentando. Tudo isso independente do seu nível artístico, como comentei anteriormente, a viagem é individual e a bagagem de cada um também. Isso proporciona que cada pessoa vá percorrendo o seu caminho dentro do Flamenco, com o seu tempo de aprendizado, a sua história individual, os seus desejos e sonhos, e que construa esse caminho utilizando as bases da arte Flamenca para chegar aonde quer que seja a sua vontade. O Flamenco não é o final, e sim, o caminho a ser percorrido por cada um de nós.

Minha metodologia surgiu de lacunas observadas e percebidas por mim nas aulas e escolas no ensino do Flamenco, na própria Espanha e pelo mundo afora. Quando pensamos em conhecimento teórico, prático e técnico, a grande maioria dos professores espanhóis são exímios maestros em ensinar o Flamenco, tanto nas escolas da Espanha, como pelo mundo todo com seus workshops. Porém, depois de conviver, ver, estudar e atuar durante muitos anos com todos esses maestros, percebi que existem conceitos que constituem os pilares da linguagem do Flamenco, que geralmente não são ensinados em aulas livres ou escolas em geral, muitas vezes por não ser o foco oferecido naquele sistema de aulas, ou mesmo pela falta de tempo na mesma aula, onde o professor necessita ensinar uma técnica, coreografia ou repertório específico aos alunos.

Quando falamos dos maestros espanhóis, ainda nos deparamos com o fator cultural do Flamenco. Muitos desses pilares da linguagem do Flamenco estão inseridos em algo intrínseco a eles, natural, uma vez que cresceram dentro dessa linguagem, em sua própria cultura, convivendo e crescendo dentro de suas famílias e amigos. Isso é um fator absoluto a ser considerado, porque muitas vezes não o fazem a propósito, e sim, não o explicam quase sem perceber que nós, que não partimos dessa cultura nata, não temos como compreender sem uma explicação direcionada ou através de uma vivência clara a respeito.

Para nós “estrangeiros”, essa informação subliminar Cultural do Flamenco é crucial para a nossa correta compreensão dentro dessa arte, e assim, seguir avançando com clareza em nosso caminho. Quando não nos é passada por nossos maestros, cabe-nos ir até a fonte e fazer uma investigação, viver o ali presente, beber da fonte para poder sentir e compreender como a linguagem funciona, aonde estão as conexões, como a cultura surge e interage dentro do Flamenco.

Por isso, a plataforma online TOTAL Flamenco foi desenvolvida, para servir de apoio ao estudo, direcionando o caminho a ser percorrido pelos amantes do Flamenco, para de alguma forma aproximar esses conceitos, diálogos, vivências, experiências, conhecimentos, cultura, estudo da Arte Flamenca, uma vez que você não possa fazê-lo diretamente na Espanha, durante um longo período de tempo, pelas razões que for, e sobretudo, com a ótica de um “estrangeiro” que pôde acompanhar de perto, como aprender e aplicar os conceitos da cultura espanhola, história e raízes no aprendizado dessa arte, considerando o fator “fora do ninho” e trazendo todos os conceitos dos grandes maestros espanholes, e mostrando como nós podemos compreender e aplicar esses mesmos conceitos em nosso próprio caminho dentro do Flamenco.

Através dessa bagagem adquirida é possível um melhor rendimento durante suas aulas regulares em sua escola, alta performence durante workshops internacionais, tablaos, shows, feiras, vivências, viagens e todo tipo de estudo que você realize a partir daí. Porque? Porque o maestro estará preocupado em lhe passar o que você foi buscar, mas durante seus ensinamentos o seu conhecimento estará fazendo altas conexões de relacionamento, diálogos e formando a base estrutural para que você aplique, processe e absorva todo o material apresentado por esse maestro, e o que é melhor, vá sedimentando o seu caminho dentro do Flamenco, como um grande quebra cabeça, que ao unir suas peças com assertividade, lhe proporciona a visualização clara e direta da imagem que ser forma. Sem essa bagagem adquirida, é como montar um quebra cabeça com peças faltantes, sem encontrar as peças perfeitas em seu encaixe, você até consegue ver alguma coisa de uma lado, ou de outro, mas a imagem completa está difusa e disforme.

Para atender a todos os públicos interessados nesses conceitos, se disponibilizará conteúdos exclusivos, dicas, experiências, valores, técnica, repertório, vivências, workshops, cursos, aulas regulares, coach para todo aquele que tiver interesse em adentrar-se no Universo Flamenco sem fronteiras, sem mistérios e sem impedimentos.

Com conteúdo direcionado, método simples e eficiente, material organizado, metodologia comprovada por diferentes alunos por todo o mundo com didática inovadora, qualidade profissional, experiência comprovada através dos meus 23 anos de carreira, atendimento único e exclusivo, suporte todos os dias da semana, resultados e transformações progressivas conceituais e práticas para que o Flamenco deixe de ser um TABU, e passe a ser acessível.

O Flamenco não é somente para Espanhóis, Ciganos e Andaluzes…ele é uma Arte Patrimônio Imaterial da Humanidade – declarado pela UNESCO. Por isso o Flamenco é para TODOS.

Desta forma, você encontrará conteúdos direcionados as diferentes conexões & diálogos existentes entre o Baile, o Cante e o Violão. E para quem deseja um aprofundamento e aperfeiçoamento da sua percepção artística e musical, disponibilizaremos conteúdo específico de: Ritmos Flamencos, Estruturas de Baile, Linguagens de Improvisação, Cante e de Violão Flamenco sob vários formatos de aprendizagem.

Todo o material: ebooks, quadros explicativos, conteúdos serão disponibilizados de maneira gratuita mediante inscrição e participação das Comunidades através das nossas LISTAS VIP específicas, com emails semanais sequenciados.

Serão realizados workshops gratuitos, com aulas online gravadas e/ou ao vivo durante o ano relacionados a alguma temática dos cinco pilares mencionados.

Proporcionaremos cursos direcionados e pagos, mediante vídeo-aulas gravadas e ao vivo, com conteúdo específico e intenso dentro da temática abordada, vivências e troca de experiências entre aluno-professor, exercícios práticos e suporte diário e personalizado durante 2 anos.

Proporcionaremos aulas regulares, através de assinaturas mensais, mediante transmissões ao vivo do Facebook, com conteúdo selecionado, temáticas escolhida pelos alunos, troca de experiências e vivências entre aluno-professor, canal direto para esclarecimento de dúvidas, curiosidades, lacunas deixadas para trás durante o aprendizado, criação de comunidades e encontro de pessoas com o mesmo interesse e afinidades, etc.

O Flamenco deve estar ao alcance de todos que querem realmente conhecê-lo e senti-lo.

O processo de aprender Flamenco tem a ver com a descoberta da sua própria essência, do seu empoderamento, do conhecer suas emoções, e saber botar todo esse caldo para fora com direcionamento, foco artístico, arte a flor da pele. Por isso não tem idade, nem momento certo para se começar, basta querer. O domínio dos pilares da linguagem do Flamenco para a formação de alunos Integrais, e amantes do Flamenco com visão do Todo. O Flamenco é TOTAL!

Por que ONLINE? Temos que aproveitar a tecnologia a nosso favor, e hoje em dia você, assim como nós, buscamos tempo livre, tempo de qualidade, tempo com a família. Você ter acesso a todo esse conteúdo de dentro da sua casa, no seu tempo livre e na hora que você desejar, 24 horas por dia, 365 dias do ano. Estudar e praticar no seu próprio ritmo é um verdadeiro luxo.

FLAMENCO ONLINE PARA VOCÊ SER TOTAL FLAMENCO!

Por que Flavio Rodrigues? “TOTAL Flamenco se baseia em um método revolucionário desenvolvido através da experiência de um aficionado estrangeiro que chegou a se tornar uma das maiores referências artísticas no panorama do flamenco mundial. O Flamenco pode e deve estar ao alcance de todos!”

[TOTAL FLAMENCO] Tudo sobre Flamenco em um só lugar!

Participe conosco, e comprove com seus próprios sentidos. Seja BEM-VINDO! OLÉ CON OLÉ!

#FLAMENCOINSPIRA #FLAMENCOTRANSFORMA